quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Uma conversa com Clarissa Campolina



por Marcelo Miranda
*

Corre a boca miúda num certo nicho do audiovisual mineiro que, se você está perdido com o material que registrou para o seu filme, chame a montadora Clarissa Campolina, que ela resolve. Com ou sem o mito de salvadora, o trabalho de Clarissa tem ganhado cada vez maior destaque, por conta de sua habilidade em concatenar um plano a outro e, dali, criar sentidos que dialogam diretamente com as intenções do realizador.

Aos 30 anos, Clarissa é uma das sócias da produtora mineira Teia - que, do discreto casario localizado no bairro Barroca, articula alguns dos trabalhos mais instigantes da recente cinematografia do Estado. Montadora de quase todos eles, Clarissa estreou na direção - na verdade, na codireção, que dividiu com o colega Helvécio Marins - no curta-metragem Trecho, ganhador de diversos festivais no país e no exterior. Em seguida, fez o média Notas Flanantes, exibido no CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, em junho deste ano. Atualmente, Clarissa e Helvécio preparam Girimunho, nova parceria que vai marcar a estreia da dupla no longa-metragem.

Como você se tornou montadora?
Eu era estudante da UFMG e fui trabalhar como estagiária de direção do Samba Canção (primeiro longa de Rafael Conde). Virei assistente de direção e, quando o filme terminou de ser feito, eu estava no meu último ano da faculdade de rádio e TV. O Rafael, que era professor, tinha uma bolsa de pesquisa, e virei bolsista dele. Acompanhei todo o processo de montagem do filme e, logo no meu primeiro trabalho, conheci por dentro a feitura de um longa-metragem. Olhava tudo. Durante quatro meses fiquei calada, só observando e aprendendo a técnica e o conceito aplicado naquilo tudo. Logo em seguida, montei meu primeiro trabalho, Agtux, da Tânia Anaya, em 2005.

Em que parte do caminho você definiu a montagem como o seu trabalho?
Eu já tinha vontade de fazer aos 19 anos, mas fui conhecendo outras áreas e ia entendendo como diferentes combinações de imagens dão diferentes filmes e como a imagem te conta algumas coisas. Aí, a vontade foi surgindo. Especificamente, o diálogo que estabeleci com a Tânia no Agtux definiu de vez essa escolha.

E a Teia?
Veio um ano depois do estágio com o Rafael Conde. Já existiam diálogos entre nós (os outros sócios), então decidimos nos juntar pra trabalhar juntos.

Qual a sua visão sobre a montagem?
Acho que a montagem é realmente importantíssima para a construção de um filme. O Eduardo Escorel (montador, entre outros, de Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho) disse uma vez que existe um único bom filme com as imagens que você tem. O Nam June Paik (cineasta coreano) dizia que um filme montado eliminava todos os outros que poderiam existir. Hoje, me identifico muito mais com o Escorel. Cheguei a pensar em reeditar imagens do Trecho para outro filme e, quando voltei às filmagens, vi que não existia possibilidade, o filme já estava lá, pronto. O montador é essa figura que organiza a narrativa e a linguagem dentro das possibilidades já existentes. A criação talvez seja limitada, porque existe o material, mas a criação é igualmente infinita, porque a organização é também uma forma de criar.

O roteiro conta?
O cinema tem vários momentos de criação, da escrita do roteiro à saída para filmar, e aí vem a montagem, a edição de som e todas as etapas de pós-produção. Na montagem, penso eu, não importa mais o roteiro. Não importa mais o discurso do realizador, que é cada vez mais comum na forma de produção atual. Acredito na montagem através das imagens que eu tenho; elas me dizem o que realmente deve guiar a realização daquele filme único que está ali.


Helvécio e Clarissa com o pé e a câmera na estrada

Em Notas Flanantes, no que a experiência de montadora pesou ao projeto?
É óbvio que a experiência de montadora e de outras artes influencia naquilo que se vê e naquilo que eu faço, da pintura ao trabalho de outros realizadores. Mas, fora ser uma montadora, eu sou uma pessoa organizadora. Acho que isso inevitavelmente está no filme, até porque ele é muito subjetivo. Já me disseram que é o "flaneur" (poesia) mais organizado que já se viu, e é por aí. Existe uma aleatoriedade, mas também a organização. E na montagem, eu buscava organizar o discurso, a narrativa, porque o mais interessante era revelar o processo de feitura.

Em filmes de subjetividade e intimismo, como são Trecho e Notas Flanantes, qual o diálogo possível com o outro, ou seja, com quem recebe o filme e o assiste? Se o outro se permite ver, estar ali, experienciar o que está na tela, o diálogo pode ser maior. A espetacularização do mundo é diferente de se fazer algo tão mínimo e singular. Essa espetacularização virou um tipo de roteiro do mundo, e a possibilidade de você dialogar é muito menor, é difícil quebrar esse roteiro e deixar um espaço para outro. No "Notas Flanantes", mesmo tão subjetivo, com muito silêncio, tem a ideia de mostrar um encontro de quem filma com a paisagem, algo que permitisse ao outro a possibilidade de experiência de percepção que dialogasse com as imagens e sons.

Quais são suas referências no cinema?
Gosto de muitos trabalhos de muitas pessoas [risos]. Gosto do John Cassavetes, da Sophie Calle, da Agnés Varda... Cada um deles tem uma pesquisa diferente, como também o Stan Brakhage ou o Pedro Costa. Acaba sendo algo infinito.

No Trecho você divide a direção com o Helvécio Marins.
Já tinha feito trabalhos conjuntos, no Silêncio, do Sérgio Borges, e Nascente, do Helvécio, ainda que havia um nome como o diretor. Trecho foi o primeiro em que eu realmente dividi nominalmente a direção. Foi um projeto realizado em conjunto desde o argumento, a concepção, a filmagem, a exibição. É este que considero o meu primeira curta em 35mm.

Agora vocês fazem o Girimunho. Onde nasceu a proposta deste longa?
Surgiu da vontade de filmar no espaço onde ele vai ser filmado. Tudo começou na pesquisa de locação do Nascente, quando conhecemos são Romão, comunidade nas margens do rio São Francisco. Várias vezes voltamos lá e, numa dessas viagens, conhecemos um casal, que serão os personagens do filme. A partir de conversas com eles e com a Maria do Tambor, outra figura local, construímos o roteiro junto com o Felipe Bragança [roteirista de O Céu de Suely e No Meu Lugar]. E estamos agora com o roteiro delineado, mas já sentindo que ele não será estritamente seguido, porque os personagens serão os próprios moradores, e isso deve permitir coisas que não esperamos. O roteiro será o nosso guia, com várias possibilidade de abertura.

Qual a previsão?
Pretendemos filmar no primeiro semestre do ano que vem.

*Entrevista originalmente publicada no jornal O Tempo, no dia 28.8.2009

Um comentário:

Adilson Marcelino disse...

Gostei de vê-lo por aqui finalmente.
Muito legal a entrevista.
Abs