sexta-feira, 26 de junho de 2009

Oscar: agora é Top Ten


Por Leo Cunha


A partir deste ano, a Academia anunciou que vai indicar 10 filmes na categoria principal. Muita gente já está chiando, mas dá pra ver esta mudança com algum otimismo. Estou tenta(n)do.

Dependendo de como os "acadêmicos" encararem esta ampliação, isto pode significar:

a- garantia de algum, ou alguns blockbusters na lista de melhor filme, o que implica em maior interesse popular e maior audiência à transmissão (cujos números vêm decaindo). Muito se reclamou do último Batman não ter entrado na lista dos 5. Agora, pode entrar e com menos risco de ganhar (afinal a Academia até que topa incluir um filme destes na lista, mas torce pra ele não ganhar)

b - espaço para algum, ou alguns filmes em "língua estrangeira" na categoria principal, o que implica em maior audiência fora dos Eua. Não acho que eles engoliriam um Von Trier como Melhor Filme, mas certamente podem surgir mais filmes do Almodóvar, ou mesmo de um Resnais, um Moretti, até dos Dardennes.

c- finalmente uma animação vai concorrer a melhor filme. Os fãs (eu, por exemplo), torceram pela inclusão de filmes como A viagem de Chihiro, As bicicletas de Belleville, Wall-E, Persepolis, entre outros.

d - espaço para aqueles filmes um pouco mais difíceis, ou autorais, que costumam ficar no quase. Por exemplo, com 10 indicados é quase inconcebível que o Public Enemies não entre. Ou os filmes do Woody Allen, que sempre são cotados e depois cortados da lista, ficando só com as indicações secundárias.

5 comentários:

Marcelo Miranda disse...

Leo, do Oscar eu não sei, mas esse cartaz que você postou do filme do Michael Mann é DO CARALHO!

Leo Cunha disse...

Pois é, MM, este foi um poster "teaser" pouco divulgado. Achei que era boa oportunidade de mostrar. Desde já estamos na torcida pro outro MM levar o Oscar já tão devido.
Detalhe: a Marylin Monroe nunca foi indicada (ganhou o Globo de Ouro por Quanto mais quente melhor). E o Michael Moore, claro, levou o de documentário. Mickey Mouse conta?

Leo Cunha disse...

Marcelo,
na página do (da?) designer Kingsley Wallis, estão publicados outros dois posteres que ela (ela?)fez para o Public Enemy. Confira no endereço:
http://www.coroflot.com/public/individual_file.asp?individual_id=150274&portfolio_id=1864704&is_featured=%2D1&

Rafael disse...

Oscar is boring. Mann is THE Excitment.

Leo Cunha disse...

Agora que saíram os 10 candidatos, podemos ver que se confirmaram as hipóteses a e c.
A hipótese B não se confirmou. Almodóvar foi ignorado, Resnais idem, só mesmo Haneke, mas não na categoria principal.
Quanto à hipótese C, eu preferia Coraline que Up, mas pelo menos temos uma animação entre as 10.