domingo, 13 de dezembro de 2009

Vá e veja

por Marcelo Miranda

Vá e Veja (1985), de Elem Klimov




O título do filme prescinde de se fazer qualquer recomendação.
Quem o assiste não sai incólume da experiência.


4 comentários:

Ucha disse...

É mesmo Marcelo...eu acho um dos filmes mais contundentes sobre o Holocausto que já vi...

Marcelo Miranda disse...

Ei, Ucha. O filme é pesado mesmo. Você tocou num ponto curioso, e ninguém melhor que você pra debatermos isso. Se não me engano, "Vá e Veja" trata do abuso cometido pelos nazistas contra camponeses da Bielo-Rússia, não necessariamente judeus. Em vista disso, a gente pode falar em Holocausto? O termo não designaria especificamente o extermínio de judeus perpetrado pelas forças do Hitler? Beijos.

Ucha disse...

Sim, concordo com você. Mas o filme delineia a transformação de uma criança justamente pela ação de nazistas e acho que sendo os retratados judeus ou não, acho que a essência do horror é a mesma, a fonte é a mesma, daí eu julgar um dos melhores filmes nesse sentido. Poderia dizer um dos melhores sobre o período da Segunda Guerra também, mas enfim...

leo amaral disse...

acho o filme impressionante também.só dando pequeno pitaco na discussão, Holocausto tem uma abrangência maior que exerminio de judeus, por mais que o termo venha lá da cremação no judaísmo, que depois, durante o nazismo, foi trazida em tom mais pejorativo pelo exército hitleriano nas perseguições e matanças de judeus. mas o termo é, como disse, abrangente, ele pode ser colocado, segundo algumas definições e concepções historiográficas, como o extermìnio dos grupos perseguidos pelos alemães no terceiro reich. daí entram na lista, além dos judeus, homossexuais, ciganos, eslavos, intelectualidade polonesa, comunistas ativistas, deficientes fisicos, ou seja, todos aqueles que, pelas definições arianas, não se inseriam na raça.