quinta-feira, 11 de março de 2010

Trailer genérico de filmes ganhadores do Oscar

Por Leo Cunha

Sabe estes filmes conhecidos como "isca de oscar"? Chamados de "Oscar baits", em inglês, são filmes planejados milimetricamente para conquistar a Academia e abocanhar um punhado de estatuetas.

Pois então: agora está rolando pelos twitters e orkuts o link para um vídeo engraçadíssimo: uma espécie de trailer genérico, que valeria pra todos estes filmes, ou quase todos. As imagens e diálogos são cômica e irritantemente reconhecíveis, mas na verdade não fazem parte de nenhum filme específico.

Como não apareceu ainda nenhuma versão legendada, aproveitei para fazer uma tradução básica. Veja o trailer, leia a tradução abaixo e divirta-se.


TODOS: Bla, bla bla bla bla.
Colher bate no copo.
PROTAGONISTA: Um brinde. Estabelecendo que eu sou o protagonista rico, bem sucedido.. e bonito.
Cochichos.

AMIGO: Preocupação de que alguma coisa pode estar faltando em sua vida.
PROTAGONISTA: Confiança de que nada está faltando em minha vida.
AMIGO: Comentário interrompido sobre...
PROTAGONISTA: Uma reafirmação de que a minha boa sorte não vai mudar.

Batem à porta. Toc toc toc
MULHER MAIS VELHA: Introdução de um personagem sofrendo da deficiência mais específica deste ano... O doente agora está sob sua custódia.
DEFICIENTE: Fala confusa.
PROTAGONISTA: Frustração devido às novas circunstâncias.
MOÇA: Admiracão por sua aparente generosidade.
PROTAGONISTA: Interesse em seu claro desdém pelas convenções sociais, evidenciado pelo seu cabelo tingido.
MOÇA: Meu nome.
PROTAGONISTA: Meu nome.
DEFICIENTE: Bordão.

PROTAGONISTA: Alívio por ter encontrado sentido em minha vida.

AMIGO: Preocupação amiga de que uma série de reviravoltas inesperadas vão acontecer agora
PROTAGONISTA: Cara!

LETREIRO: DO DIRETOR FAMOSO E/OU ESTRANGEIRO

PROTAGONISTA: As diferenças começam a aparecer entre nós.
MOÇA: Acusações sobre a sua sexualidade.

PROTAGONISTA: Suspeita de que um personagem até então considerado confiável se mostra não tão confiável assim.

PROTAGONISTA: Além disso, eu tenho que mostrar um poderoso afeto para ajudar este adolescente latinoamericano a acreditar em si mesmo... Além disso, eu preciso demonstrar a inocência deste humano masculino incrivelmente humilde... Além disso eu decidi lutar ao lado da metáfora dos indígenas contra a metáfora do exército americano.

PROTAGONISTA: Nome da protagonista femininaaaaaaa!

DEFICIENTE: Frase ingênua mas inspiradora. Tosse. E a música horrível sobe.

AMIGO: Delineação específica das principais falhas do seu personagem.
PROTAGONISTA: Reação exagerada.
VOZ EM OFF: Conselho otimista de um amigo negro.

MOÇA: Súplica apaixonada... Repetida aos sussurros.

SUJEITO NA BANHEIRA: Esta cena não entrou na edição final do filme.

PROTAGONISTA: Falas finais inspiradoras de um discurso que os babacas vão citar no perfil de seus facebooks.
TODOS: Yeah!

LETREIRO: ATOR VENCEDOR DO OSCAR
ATRIZ VENCEDORA DO OSCAR
ATOR TENTANDO DESESPERADAMENTE GANHAR UM OSCAR
ATRIZ MAIS VELHA NUMA TENTATIVA DE RETORNO
ATOR ADORADO QUE MORREU ESSE ANO

PROTAGONISTA: Explicação explícita da moral da história, que desajeitadamente leva ao título do filme.

LETREIRO: TÍTULO DO FILME

DEFICIENTE: Oh! Bordão.
TODOS: risos risos risos.
PROTAGONISTA: Não vai ser um filme completamente dramático... porque nós rimos ali.


4 comentários:

Fabrício Sabino disse...

Bom dia, Leo Cunha e demais polvos. Ficou muito interessante esta tradução, mas acredito que vocês deveriam incluir a legenda no próprio trailer e publicar no You Tube com a legenda.

Leo Cunha disse...

Oi, Fabricio,
Valeu a dica. quem sabe o João Toledo, que é o "polvo tecnológico", consegue fazer isso. Eu sou apenas o "polvo pop".

Bruno Cava disse...

Sensacional e hilário. Transpus pro meu blogue, com os créditos pro seu.
http://quadradodosloucos.blogspot.com/2010/03/filme-generico-de-hollywood.html
Aliás, tenho lido regularmente o Polvo. Te sigo! Um abraço.

kryptonkitty disse...

Aproveitei a transcrição de vocês pra fazer uma versão legendada. Fica bem mais fácil de entender com legendas. =]

http://www.youtube.com/watch?v=nAZmtljUYVI