quinta-feira, 8 de abril de 2010

Maratona cinematográfica

O editor do Filmes Polvo, Rafael Ciccarini, promove a partir do sábado, dia 10 de abril, uma série de maratonas cinematográficas em Belo Horizonte. Confira algumas outras informações, divulgadas há alguns dias.

Com dinamismo, a maratona propõe uma imersão em nomes consagrados do cinema mundial: seus principais filmes, temas preferidos, conceitos narrativos, principais características técnicas e estéticas, sob a orientação do professor Rafael Ciccarini. Uma iniciativa que visa oferecer a cinéfilos, admiradores, estudantes de cinema, literatura, teatro e artes em geral, a possibilidade de aprofundamento, reflexão e prazer estético-sensorial.

A cada sábado, um grande diretor. Sete horas por dia do melhor cinema.

10 de abril: Stanley Kubrick
17 de abril: Alfred Hitchcock
24 de abril: Ingmar Bergman
1 de maio: Martin Scorsese
8 de maio: David Lynch

Imersão na obra de cada diretor:

- Análise histórica e crítica de toda sua filmografia
- Aspectos biográficos relevantes ao entendimento e fruição de sua obra
- Reflexão sobre o próprio mundo e o cinema contemporâneo.

Horário e cronograma:

das 9h às 12h – Aula expositiva sobre a carreira do diretor, com análise da filmografia, exibição de trechos de seus filmes e discussão das principais características estilísticas e temáticas.

das 12h às 14h – Horário livre para almoço

das 14h às 18h – Continuação da aula expositiva, exibição integral de um longa-metragem a ser escolhido pelo grupo. Após a exibição, a obra será debatido à luz dos conceitos e idéias abordados durante o dia.

Rafael Ciccarini é professor e crítico de cinema. Mestre e doutorando em “Artes – Cinema” pela UFMG. Graduado em “História”, também pela UFMG. Professor de “História do Cinema Brasileiro” na Pós Graduação do IEC/PUC Minas. Professor das disciplinas "Ética e Legislação Cinematográfica" e "Distribuição e Exibição Cinematográfica" na UNA. Professor de “História do Cinema”, “Cinema Brasileiro”, “Crítica Cinematográfica” e “Cinematografias Raras” na Escola Livre de Cinema – E.L.C./BH.

Maiores informações: (31) 3466-4721

Um comentário:

Rafa Arruda disse...

Peço encarecidamente que promovam outras mostras semelhantes no decorrer desse ano! Soube do evento há pouco tempo e infelizmente poderei comparecer apenas a um dia. Aplausos pela iniciativa!